Atentado a Trump suspende até a luta dos democratas para substituir Biden  

Trump — Foto: Mike Segar/Reuters

Trump mandou fazer um curativo espalhafatoso na orelha

Fernanda Perrin
Folha

O debate sobre a substituição de Biden, por enquanto, acabou. Nenhum outro democrata veio a público pedir sua saída da corrida desde sábado. A campanha do presidente, por sua vez, teve que pisar no freio por um tempo nos ataques ao adversário.

Trump está projetando uma imagem de moderação, ao reagir ao ataque apelando por união nacional. Ele afirmou que está reescrevendo o aguardado discurso que fará na quinta-feira, quando aceita oficialmente a nomeação do partido, para enfatizar essa mensagem de unidade, em vez de fazer ataques a Biden.

MAIS ACUSAÇÕES – Enquanto Trump fala em união, republicanos estão acusando democratas de serem uma ameaça à democracia. Uma virada de jogo contra uma das principais estratégias de ataque da campanha de Biden.

O arquivamento do processo no qual o republicano foi acusado de posse ilegal de documentos sigilosos por uma juíza indicada por Trump anula qualquer possibilidade de ele ir a julgamento antes da eleição, mesmo que a procuradoria vença o recurso que deve apresentar contra a decisão, e impulsiona mais críticas de politização da Justiça.

O ataque a Trump deve levar a um aumento da participação de eleitores simpáticos ao empresário, mas desengajados politicamente. As chances de o ex-presidente ser eleito subiram, opinam analistas. Em resumo, Trump foi vítima de uma tentativa de assassinato, e ainda assim está tendo uma semana melhor que Biden.

É PRECISO SABER? – Ainda não se sabe qual foi a motivação de Thomas Crooks para tentar matar o ex-presidente e o que levou à falha do Serviço Secreto no sábado em protegê-lo. Qualquer associação a democratas ou ao governo pode ter um impacto importante na corrida.

É preciso saber como os eleitores independentes vão reagir ao ataque e ao rebranding moderado de Trump. Aguarde especialmente pesquisas de intenção de voto pós-convenção.

Outras dúvidas: como a campanha de Biden vai recalibrar sua estratégia pós-ataque? Os pedidos de união feitos tanto por Biden e Trump vão acalmar os ânimos, ou se teremos novos episódios de violência até a eleição e, especialmente, após ela, a depender da reação do lado derrotado? Os analistas estão pessimistas.

8 thoughts on “Atentado a Trump suspende até a luta dos democratas para substituir Biden  

  1. Falar sobre o atentado recentissimo de trump é dificil e perigoso.

    Se ainda nao sabemos toda a verdade, circunstâncias e atores da facada no mito, passados 6 anos, como opinar sobre trump?

    Mas achei pelo menos ponto estranho e nao vi ( obvio do que acessei) nenha alusao:

    O atirador, posicionado firmemente, com longo tempo de mira e absoluta tranquilidade, erra o tiro e nao atinge seu objetivo( em tese) de matar ou ferir gravemente trump.

    Aí, um ou mais policiais, que nao sabiam onde estava o atirador( por obvio senao ele teria sido removido ou eliminado) ao ouvirem os tiros ( nao existe silenciador???), sem hesitação , em fracoes de segundos, ouvem os tiros, identificam o local de origem, visualizam o atirador deitado com roupa igual ao prédio , e com um ou dois tiros o matam.

    Só para mim parece estranho quase surreal?

    Se estiver tufo certo e nao passar de paranoia ou ignorância minha, resta ao menos uma lição:

    Quem pensar em realizar um atentado a quem quer qye seja, contrate os snipers envolvidos na eliminacao do candidato a assassino.

    Certamente estará contratando a maxima eficiência letal disponivel

  2. Senhor Carlos Newton , o que tens a nos dizer quanto as divulgações de informações acusando a
    ” Rússia ” de tramar a morte de figurões das industrias bélicas Europeias , por parte dos governos da União Europeia e USA envolvidos na provocação e inicio da guerra Ucrânia & Rússia ?
    Pois acredito que esses figurões das industrias bélicas , na verdade são alvos de seus respectivos governos , com o objetivo de provocarem um incidente de maior envergadura e comoção internacional , para forçarem uma guerra aberta e total contra a Rússia , forçando a Rússia usar legitimamente seu arsenal bélico nuclear em sua defesa , principalmente se o atual presidente dos USA Biden , for reeleito .

  3. Sim , mas os países-membros da Otan e USA , que não tem interesse no fim da guerra Ucrânia & Rússia , já estão semeando o gene dessa trama , atribuindo-a aos Russos , não se importando com as suas consequências para a Europa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *