Mario Sabino
Metrópoles
A fraude na Venezuela é tão colossal e descarada, que nem mesmo o governo Lula está conseguindo reconhecer de pronto o roubo perpetrado por Nicolás Maduro como vitória legítima. Ninguém aposte, contudo, que Lula romperá com o ditador venezuelano — o uso do termo “autocrata”, neste caso, é um eufemismo que me faria enrubescer, com o perdão de colegas que pensam diferente.
Os sinais foram dados. O assessor especial de Lula, Celso Amorim, homem de convicções ideológicas inabaláveis no confronto de invenções burguesas, como a da democracia representativa, encontrou-se ontem com Nicolás Maduro. Depois da reunião, o ditador chamou o brasileiro de “amigo”:
JOIA DA COROA – “Hoje cedo eu disse isto a Celso Amorim, meu amigo, ex-chanceler do Brasil e assessor do presidente Lula: todo o sindicato, digamos assim, da extrema direita mundial, do fascismo, vê a Venezuela como a joia da coroa para colocar as mãos (…).”
Em seguida, Nicolás Maduro afirmou a Celso Amorim que ele diferencia opositores que seriam verdadeiros democratas dos que não o são. Em outras palavras, de que pretende “dialogar” com certa oposição — aquela que se disponha a encenar o seu mau teatro. Os que não toparem são “fascistas”.
É só dessa comédia que Lula precisa para reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, a de um arremedo de democracia mínimo.
FAZER SORRIR – A negociação do governo brasileiro com o ditador é de uma síntese popular: “se você quiser sorrir, Maduro, é preciso me fazer sorrir”.
A nota do PT, divulgada segunda-feira, causou indignação por reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, em “uma jornada pacífica, democrática e soberana”. É o PT sendo o PT de sempre. O relevante da nota é que ela mostra qual é o caminho que o ditador deve seguir para permitir ao governo Lula reconhecê-lo como presidente reeleito:
“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.”
PROGRAMAÇÃO – O roteiro está traçado, só precisa de um tempo para ser colocado em prática, o de reprimir, matar e intimidar o suficiente.
O ditador vai fazer o seu teatro com a parte da oposição que se resignará com a fraude após os seus eventuais recursos passarem pela análise fajuta do tal conselho eleitoral; Lula vai reconhecer, então, a vitória de Nicolás Maduro, também em nome da não-ingerência em assuntos internos do país vizinho e de não marginalizar a Venezuela (a culpa é das sanções americanas e europeias, lembre-se) — e tudo continuará como dantes no quartel do Abrantes bolivariano.
Essa história de que existe diferença entre o PT e Lula é conversa mole. Ou alguém acredita que o partido divulgaria a nota sem a aprovação do chefe? Todos estão agindo em sintonia: Lula, Celso Amorim, o PT e Nicolás Maduro. São amigos para sempre.
Controvérsias.
“Con mensajes contradictorios, el Gobierno volvió a pronunciarse este viernes sobre el resultado de las elecciones en Venezuela. En línea con la decisión adoptada por Estados Unidos en las últimas horas, la canciller Diana Mondino sostuvo que “sin lugar a duda” el opositor Edmundo González Urrutia era “el legítimo ganador y Presidente electo”, en un mensaje que replicó el propio Javier Milei, pero el Ministerio de Relaciones Exteriores dio un paso atrás horas más tarde y se limitó a desconocer la victoria de Nicolás Maduro y señalar que espera para “pronunciarse en forma definitiva”.”.
Governo comunista só larga o poder com porrada, tiro e bomba.
Qualquer alternativa é simplesmente conversa fiada, papo de coveiro.
Alguém acha que pode derrubar o governo chines, russo, cubano, da Nicarágua e Venezuela com belas palavras e firulas filosóficas?
Um Papa resolveu admoestar o ditador, este perguntou, quantas divisões de blindados tem o Vaticano?
👏👏👏
A solução é encher o couro de Maduro de CHUMBO ou EXPLODI-LO junto com os canalhas que o seguem. Aquele Demônio só dará paz aos venezuelanos quando morrer.
E da esquerda radical MALIGNA, CORRUPTA e INCOMPETENTE no Brasil também.