Lula agora terá que acomodar aliados que os eleitores “demitiram” ao votar

Edinho Silva | Político | G1

Edinho, o futuro presidente do PT, está desempregado

Andreza Matais
Do UOL

O resultado das eleições municipais até agora se tornou uma dor de cabeça para o governo Lula. Com aliados políticos importantes derrotados, seu entorno já admite uma reforma ministerial e do segundo escalão para acomodar os novos desempregados. Não é de hoje que Lula é cobrado a mexer no governo por sua base aliada, especialmente para melhorar a comunicação e a articulação política.

A pressão aumenta com a troca no comando da Câmara e do Senado no início de 2025, quando a fila de derrotados irá aumentar. O Palácio terá que recolher os mortos e feridos.

Só para ficar em alguns nomes – Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara, não conseguiu fazer o sucessor; Emídio de Souza (PT) foi derrotado em Osasco; Waguinho (Republicanos) também não emplacou o sucessor.

CASO DE NUNES – Pablo Marçal (PRTB) perdeu a eleição em São Paulo, mas o resultado acende um alerta na esquerda. Ele obteve apenas 56.853 votos a menos do que Guilherme Boulos (PSOL).

A distância para Ricardo Nunes (MDB) foi um pouco maior, de 81.865 votos. Aqui, mais um alerta para a esquerda: se Nunes for eleito, Lula ganha um adversário de peso na disputa de 2026: o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu padrinho político.

Na política, não há nada que atraia mais do que a expectativa de poder. Tarcísio será um ímã se fizer com que o desconhecido Nunes — até as vésperas da eleição, uma das perguntas mais feitas no Google era “quem é o prefeito de São Paulo?” — ganhe mais um mandato. Lula irá precisar colocar na vitrine seu grupo para que esses aliados não caiam no ostracismo até 2026. 

6 thoughts on “Lula agora terá que acomodar aliados que os eleitores “demitiram” ao votar

  1. Isso é a coisa mais fácil que tem. É o criar mais alguns ministérios, secretarias e cargos de diretores em estatais. Muito simples, fácil e rápido

  2. T.I – Recordar é viver…

    “…Edinho cobrava propina para o PT mediante ameaça, diz Janot

    O procurador-geral da República disse que pagamentos de propina ao PT eram feitos muitas vezes mediante ameaças de interrupção de contratos..”

    “..MPF investiga se prefeitura petista recebeu respiradores como ‘propina’

    Consórcio Nordeste teria condicionado a compra de 300 aparelhos à ‘doação’ de 30 equipamentos à gestão de Edinho Silva em Araraquara…”

    TCU julga irregular a compra de respiradores em Araraquara (SP)
    Tribunal considera o processo como ato de improbidade intima agentes públicos da prefeitura local a devolver os valores gastos .””

  3. O sonho da esquerda tupiniquim é ver o governador paulista enfrentando Biden da Silva, mas isto não vai acontecer, e por uma razão bem simples, o cara não vai trocar uma reeleição certa por uma eleição incerta. E isto leva ao desespero a esquerda, porque sabe que em 2030 o imbrochável vai ter aceitar do governador paulista, sem a menor apelação. Em um confronto entre o imbrochável e o Tarcísio este destronar o ex-patrono. Quem sucederá Biden da Silva em 2026 ainda é uma incógnita, maso ex-coach é que não é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *