Mendonça manda apurar vazamento, que PF e CPMI negam ter realizado

Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge do dia: Vazamentos  sigilosos

Charge do Ivan Cabral (Sorriso Pensante)

Fernanda Fonseca
CNN Brasil

Após decisão do ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a abertura de investigação sobre o vazamento de dados no caso do banqueiro Daniel Vorcaro, a PF (Polícia Federal) e a CPMI do INSS negaram o compartilhamento das informações.

A determinação foi feita na sexta-feira (6), após pedido da defesa de Vorcaro, que alegou divulgação indevida de informações sigilosas relacionadas à investigação do Banco Master.

CULPA DA CPMI? – Os advogados sustentam que os vazamentos teriam ocorrido após o envio de dados à Comissão Parlamentar.

“A partir das alegações apresentadas pela defesa do investigado […], deflui-se que, logo após o acesso aos dados obtidos pela CPMI do INSS, diversas informações de seus aparelhos celulares teriam sido ‘vazadas para a imprensa’, as quais estariam sendo ‘indevidamente dispersadas para veículos midiáticos’”, disse o ministro.

Ao decidir pela abertura do inquérito, Mendonça afirmou que a quebra de sigilo não torna automaticamente públicas as informações obtidas em investigações. Segundo o ministro, autoridades que recebem dados de acesso restrito têm responsabilidade de preservar o caráter sigiloso do material. “A quebra do sigilo de dados relativos à pessoa investigada não autoriza o seu desvelamento”, escreveu o ministro na decisão.

HÁ 15 DIAS – O compartilhamento dos dados sigilosos de Vorcaro com a CPMI do INSS foi autorizado há 15 dias pelo ministro André Mendonça. A determinação de 20 de fevereiro reviu decisão do antigo relator do caso Master no Supremo, ministro Dias Toffoli, que havia impedido o acesso às informações.

Na ocasião, Mendonça também estabeleceu regras para o tratamento dos dados obtidos na investigação. O ministro determinou que as informações extraídas de dispositivos eletrônicos apreendidos fossem compartilhadas apenas entre autoridades diretamente envolvidas no caso e ressaltou a necessidade de preservação do sigilo.

Segundo o ministro, o compartilhamento deve respeitar os princípios da finalidade da investigação, permitindo o acesso apenas a agentes públicos que tenham necessidade concreta das informações.

CPMI NEGA – A CPMI do INSS nega que o eventual vazamento de informações tenha partido da comissão. O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que recebeu com “serenidade e respeito institucional” a decisão do ministro do STF que determinou a apuração do caso.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar ressaltou que o Congresso Nacional possui prerrogativas constitucionais próprias para conduzir investigações e defendeu a preservação do equilíbrio entre os Poderes.

“A CPMI do INSS atua dentro da Constituição e do Regimento do Parlamento. O Supremo Tribunal Federal tem um papel fundamental na República, assim como o Congresso também tem o seu. O que precisamos preservar é exatamente isso: o equilíbrio entre os Poderes”, escreveu.

PF TAMBÉM NEGA – A Polícia Federal também rebateu possíveis irregularidades. Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), a Polícia Federal afirmou que atua em suas investigações seguindo “rigorosos padrões de segurança no tratamento de informações”.

A corporação também disse que os materiais apreendidos na Operação Compliance Zero estão sob custódia da PF desde novembro de 2025 e que, posteriormente, passaram a estar em poder da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Segundo a instituição, as defesas dos investigados tiveram acesso à integralidade das informações e dados também foram encaminhados à CPMI do INSS por determinação do relator do caso no STF.

A PF acrescentou ainda que não edita ou seleciona conversas extraídas de equipamentos apreendidos, já que a manipulação de dados violaria o direito ao contraditório e à ampla defesa. Por fim, informou que a própria equipe da investigação encaminhou ao relator representação pedindo a abertura de apuração sobre eventual divulgação indevida de informações sigilosas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O vazamento de informações é ilegal, mas pode ser patriótico. Sem o vazamento, como se saberia que o ministro Moraes é um ministro desprezível e enriquecido ilicitamente. Indigno de permanecer na Suprema Corte. (C.N.)

13 thoughts on “Mendonça manda apurar vazamento, que PF e CPMI negam ter realizado

  1. Felizmente, – fazendo uma leitura superficial, deduzi uma teoria da conspiração, em que as oligarauias cleptopatrimonialistas, congregadas no Aparato Petista, poderiam usar os vazamentpos como álibi pra anularem as condenações de seus criminosos e corruptos, como fizeram no assassinato da Lava Jato – estava enganado.

    O vazamento não foi no âmbito do processo, mas da CPMI do INSS, logo sem o condão de justificativa de anulações processuais.

    Sua importância é que sabemos o que está nas mãos do aparelho repressivo, censor e protetor do Aparato.

    Segue um resumo por tópicos das conversas que vazaram, indicando quem foi citado e o conteúdo resumido das mensagens que vieram a público até agora. (Quando há versões conflitantes ou negativas dos envolvidos, isso também é indicado.)
    ________________________________________
    1. Contato com o ministro do STF

    Nome citado: Alexandre de Moraes

    Resumo da conversa divulgada

    • Mensagem atribuída a Daniel Vorcaro perguntando algo como “conseguiu bloquear?” ou mencionando medidas judiciais.
    • A troca teria ocorrido no dia da prisão do empresário.

    Situação

    • O ministro afirmou que não recebeu mensagem direta de Vorcaro.
    • O episódio virou objeto de debate sobre tentativa de contato com autoridade judicial durante investigação.

    O que a Globo apurou: https://www.instagram.com/reel/DVkD15bkowX/
    ________________________________________
    2. Conversas sobre pressão contra jornalistas

    Nome citado: Daniel Vorcaro

    Resumo da conversa

    • Mensagens internas mostram Vorcaro irritado com reportagens negativas.
    • Ele comenta a possibilidade de “resolver o problema” ou agir contra jornalistas que investigavam o banco.

    Sentido das mensagens

    • Interpretação de investigadores: tentativa de intimidação ou pressão para conter reportagens.
    ________________________________________
    3. Conversas sobre retirar reportagens da internet

    Nome citado: Daniel Vorcaro

    Resumo da conversa

    • Discussões com advogados ou aliados sobre tirar matérias do ar ou bloquear conteúdos online.
    • Estratégias incluíam processos judiciais ou medidas para remover publicações.
    Sentido
    • Tentativa de reduzir danos reputacionais ao Banco Master.
    ________________________________________
    4. Conversas sobre apoio institucional

    Instituição citada: Banco Central do Brasil

    Resumo da conversa

    • Vorcaro fala sobre buscar ajuda ou interlocução com pessoas ligadas ao Banco Central.
    • O objetivo seria resolver problemas regulatórios ou financeiros do banco.

    Sentido

    • Investigadores analisam se houve tráfico de influência ou lobby irregular.
    ________________________________________
    5. Conversas com aliados políticos e empresariais

    Nome citado: Daniel Vorcaro

    Resumo da conversa

    • Mensagens indicam que ele mobilizava contatos políticos e jurídicos para tentar conter a crise do banco.
    • Há referências a buscar apoio de pessoas influentes.

    Sentido

    • Indício de tentativa de usar rede de poder para proteger o banco.
    ________________________________________
    6. Conversas pessoais que repercutiram

    Nome citado: Daniel Vorcaro

    Resumo da conversa

    • Mensagens privadas com a namorada relatando festas luxuosas e estilo de vida extravagante.
    • Alguns trechos ganharam repercussão pública após o vazamento.

    Sentido

    • Não fazem parte diretamente da acusação financeira, mas ampliaram o impacto midiático do caso.
    ________________________________________
    ✅ Síntese geral do conteúdo das conversas

    As mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro mostram principalmente:

    • tentativa de conter reportagens negativas
    • busca de contato com autoridades
    • tentativa de mobilizar rede política e institucional
    • preocupação em proteger o Banco Master durante a investigação

    (ChatGpt)

  2. Sem o vazamento, como se saberia que o ministro Moraes é um ministro desprezível e enriquecido ilicitamente ?

    E-xa-ta-men-te. Insisto: ninguém “descondena” um bandido com patrimônio (2022, declarado ao TSE) de R$ 7,4 milhões (R$ 8 milhões em 2018) sem haver contrapartida em espécie !

    Apesar das ovelhinhas, dos cúmplices do ladrão, da macacada, dos velhos velhacos, do cronista pé-de-cana e de todos os demais assemelhados, simbolizados pelos paus de arara mortos de fome e dos vagabundos que optaram pelo bolsa família não se importarem com o devido processo legal e nem com a intransigente parcialidade da corte constitucional, perguntam os demais: cadê a prova da materialidade da tentativa de golpe ?

    Observe-se que já não menciono o termo “adevogados”, que poderá voltar caso haja alguma recaída. Entretanto, “jabunda” (ou jacu) permanece.

  3. As oligarquias cleptopatrimonialistas, congregadas no Aparato Pestista, liderado pelo jacu da gaiola, porco anti-civilizacional e incompetente, Lula, perderam o controle do seu mais importante aparelho de dominação ideológia, o midiático, que, até ontem comportava-se como imprensa oficiosa e que, hoje, defenestra seu aparelho repressivo, censor e protetor.

    https://www.instagram.com/reel/DVkD15bkowX/

    • Mas aí poderia eu voltar à teoria da conspiração de que a vagabundagem possa anular o processo por vazamento.

      Esperemos mais um pouco para termo sa ideia exata do que se passa.

  4. “O vazamento de informações é ilegal, mas pode ser patriótico….” CN
    Os facistas na ditadura falavam o mesmo do golpe e das torturas, são bandidos que não respeitam as leis e posam como pessoas de bem.
    Vagabundos.

    • Não adianta, estão salivando por uma nova ditadura.

      É inacreditável!

      Agora o ilegal pode ser patriótico. rsrs…

      Até o outro dia, o ilegal era crime.

      Agora é patriótico.

      É desanimador ver a sanha dos golpistas.

      Quero ver o que vai acontecer se o Wonka, sentar naquela cadeira.

      Um abraço,
      José Luis

      P.S. Meu advogado me recomendou, ficar calado.

  5. Resumo na tora:

    Delinquir no mercado financeiro não é pra ladrões pés-de-chinelo, como as oligarquias cleptopatrimonialistas, congregadas no Aparato Petista.

    Achavam que seria fácil sair do 20 bilhões da Lava Jato, da seara das fraudes licitatórias em obras públicas, para os 40 bilhões da delinquência no mercado financeiro.

    E sifu de verde e amarelo.

  6. Zurraram de alegria quando lembraram das joias. Um deles pensou (?): “Ih, nosso painho ladrão também ficou com as dele, até mais”. Daí, arquivaram. Até que um dia Seu Beiçola desarquive.

  7. Ontem Pernambuco comemorou sua Data Magna quando em 06 de março de 1817 o Estado de Pernambuco se tornou Independente e se libertou durante 75 dias da Escravidão e Ditadura das Cortes Portuguesas, como sempre o Judiciário querendo calar a Nação Brasileira e seu Povo. Lembrando um de nossos Heróis daquela Revolução Pernambucana deixo compartilhado uma Frase Lapidar de nosso Herói da Pátria Brasileira o Frei Caneca …..

    QUANDO O NAU DA PÁTRIA ESTÁ EM PERIGO, TODOS SOMOS MARINHEIROS !

  8. CN, já imaginou se “o ministro desprezível e enriquecido ilicitamente” chegar a presidência do $upremo Futebol Clube, o desastre que isso será para o Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *