Lula está se desgastando ao perder sucessivos confrontos para o Centrão

Charge do Zé Dassilva (nsctotal.com.br)

Pedro do Coutto

Ao demitir Rita Serrano e entregar a Presidência da Caixa Econômica Federal a um indicado pelo deputado Arthur Lira, comandante efetivo do Centrão, o presidente Lula da Silva, na realidade, perdeu mais um confronto com os responsáveis pela pressão política que, em nome da maioria parlamentar e da governabilidade, vão ocupando seguidamente postos de importância fundamentais para o governo.

Assim foi no Ministério dos Esportes, com a demissão da Ana Moser, assim foi agora com Rita Serrano, cuja atuação vinha sendo elogiada, assim foi com Silvio Costa que assumiu a pasta de Portos e Aeroportos. Em nenhum dos casos foi levado em conta a competência e a afinidade com o posto, mas apenas a indicação partidária. Com isso, Lula perdeu pontos com a opinião pública, como assinalaram ontem, no O Globo, Míriam Leitão e Bernardo Mello Franco.

NEM AÍ – O ministro dos Esportes, André Fufuca, não apareceu em nenhum evento esportivo, e nem se congratulou com Rebeca Andrade pelo desempenho dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile. Para ele, parece que os resultados esportivos não têm importância, mas sim as verbas financeiras que envolvem a estrutura do ministério ocupado.

Lula não percebeu ainda que perde substância ao ceder absurdamente ao Centrão, bastando que exigências sejam feitas em troca de votos. No fundo, é uma chantagem política, da qual o presidente participa, uma vez que não mostrou reação em nome da ética e da produtividade. É possível que algum dos nomeados possa apresentar resultados positivos. Mas até agora isso não foi visto.

É incessante a investida do Centrão e de Arthur Lira em busca de cargos na administração federal. Atender às pressões de forma parcelada parece o melhor caminho para o presidente. Mas a prática não confirma essa certeza, pois a cada atendimento se sucede uma nova pressão.

DÍVIDA – Reportagem de Alexa Salomão, Folha de S. Paulo de ontem, destaca que o Brasil pagou este ano US$ 63,3 bilhões da dívida total pela construção da Usina de Itaipu, segunda maior do mundo. O contrato com o Paraguai pelo aproveitamento das águas do rio Paraná representa, em consequência, um aumento percentual nas contas de energia elétrica pagas mensalmente pelos brasileiros. E o Paraguai lucra na medida em que recebe uma energia sem maiores custos.

Um amplo estudo do Instituto Acende Brasil, presidido por Cláudio Sales, focaliza o assunto, e é focalizado na Folha de S. Paulo, esclarecendo o tema e o custo do Brasil. O contrato com o Paraguai está para ser renovado. Vejamos em que base será feito.

7 thoughts on “Lula está se desgastando ao perder sucessivos confrontos para o Centrão

  1. Acho que há algum engano na afirmação que este ano o Brasil pagou 63,3 bi dólares Esse montante referido foi pago ao longo de 40 anos.

    A última parcela da dívida foi paga este ano (fevereiro), no valor de 115 milhões de dólares.

  2. Sr. Pedro

    Veja parte do problema da violência da Faixa de BrizoGaza…

    “Votar em Sérgio Cabral é quase uma obrigação moral, ética, política, é um compromisso de honra pra quem quer garantir, um futuro melhor para nossos filhos, para nossos netos, para aqueles que a gente ama, porque esse homem já provou que é um homem de bem, que é um homem que gosta do Rio, e que é um homem que tem competência pra fazer as coisas que outros não fizeram…….”””

    Sabe quem fez esse discurso alcóolico.??

    As “pérolas” de Lula em favor de Sérgio Cabral

    https://www.youtube.com/watch?v=oj9d6vIlAa8

  3. Sr. Pedro

    Por falar em desgaste, o Sr. nao citou a demissão de mais uma mulher no desgoverno corrupto da Alma Mais Honesta do Universo.

    A Alma Honesta também demitiu a Ministra do Turismo Daniela Carneiro,

    E por coincidência,, veja o que saiu hoje nas matérias policiais…

    Político é morto a tiros na Baixada Fluminense

    Aliado do prefeito Waguinho e da ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro, Clayton Damaceno foi alvejado junto com Paula Ribeiro, na noite deste sábado
    P…

    https://veja.abril.com.br/brasil/politico-e-morto-a-tiros-na-baixada-fluminense/?utm_source=terra.com.br&utm_medium=referral&utm_campaing=home_parceiros

  4. A derrocada do governo do imbrochável começou quando ele disse que não faria mas fez, fez volta da tal “velha política”, daqueles que ele disse com quem não governaria. O Dilmo 3 não fez nem um ano de governo e já está nas mãos dos canalhas de sempre, esperar o que deste governo? Desgoverno é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *