Constança Rezende
Folha
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou nesta terça-feira (31), por 5 votos a 2, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um novo processo — desta vez, devido ao uso eleitoral do 7 de Setembro de 2022.
Além de declarar pela segunda vez Bolsonaro inelegível por oito anos, a corte também decidiu pela inelegibilidade de Walter Braga Netto (PL), general da reserva e ex-ministro que foi candidato a vice na chapa derrotada do ex-presidente à reeleição e que era cotado para disputar as eleições para a Prefeitura do Rio em 2024.
PLACAR: 5 A 2 – Dos 7 ministros, 5 consideraram que Bolsonaro cometeu abuso de poder e promoveu campanha usando dinheiro público nas comemorações do Dia da Independência: Benedito Gonçalves, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.
Também foram 5 votos contra Braga Netto —inicialmente, o relator Benedito Gonçalves havia sido a favor de livrar o então vice da inabilitação para disputar eleições, mas ele mudou seu voto no final da noite desta terça.
Já os ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo votaram pela rejeição das ações tanto contra Bolsonaro como contra o então candidato a vice.
INELEGIBILIDADE – O ex-presidente já havia sido declarado inelegível por oito anos pelo TSE no final de junho, também por 5 votos a 2, no julgamento de uma ação que tratava de reunião com embaixadores na qual ele fez ataques e divulgou mentiras sobre o sistema eleitoral. Na ocasião, Braga Netto foi absolvido.
O novo processo não tem efeito prático em ampliar a duração da inelegibilidade de Bolsonaro, já que as penas não se somam em condenações eleitorais por campanhas do mesmo ano. No entanto, além de multa e do desgaste político, pode gerar elementos que engrossem outras ações contra ele.
A multa proposta pelo corregedor do TSE, Benedito Gonçalves, foi de R$ 425 mil a Bolsonaro e de mais R$ 212 mil a Braga Netto (PL). Os valores foram acatados pela maioria do tribunal.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Ao contrário do julgamento condenação anterior, quando não havia motivos para condenação, pois Bolsonaro apenas “imitara” o então presidente do TSE, Edson Fachin, que havia recebido o corpo diplomático no tribunal, desta vez houve justificativa, O uso eleitoral do 7 de Setembro, com o empresário Luciano Hang de verde e amarelo no palanque, foi uma das maiores burrices de Bolsonaro & Cia. Totalmente absurda e desnecessária. (C.N.)
Fora de tópico. Acho que o entrevistado está certo na sua análise. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjk7kyg6ryyo
, foi uma das maiores burrices de Bolsonaro & Cia. Totalmente absurda e desnecessária. (C.N.)
Vixe….
Sr. Newton, se prepare, coloque capacete de aço e cinto de segurança…..
Os ataques vão começar….
Em
3,2,1
Bolsonaro está sendo desmascarado, mas faltam muitos processos piores contra ele que vão mostrar a sua verdadeira face oculta de uma pessoa má, despreparada para os cargos que ocupou e sem nenhum compromisso com os necessitados e o futuro do Brasil. Aquela história de patriota, Deus, pátria e família era para enganar a massa alienada em especial os neopentecostal de algumas igrejas.
Se o gal. Braga Neto não fosse declarado também inelegível haveria o risco de ser eleito prefeito do Rio de Janeiro, com certeza iria ter o apoio de Bolsonaro e das milícias que são fortes cabos eleitorais aqui no RJ.
Vestir verde e amarelo agora dá em condenação. E o tee$$ee segue sua sina de transgressor da lei. Quanta canalhice!
E vestir verde e amarelo é salvo conduto para criminoso? É a senha? Tenha dó, fascista.
É inacreditável que condenaram o imbrochável a 8 anos de inelegibilidade, mas ele já estava condenado por igual período, sendo que desta vez o cara era culpado de fato. Mas e se daqui há 8 anos ele voltar e se candidatar e for eleito novamente, vai acontecer o quê então? Vamos reescrever a História como o Stalinácio está pretendendo? Revanche só leva a mais revanche, e é risível esta estória de chamar este governo como sendo do Amor, amor ao ajuste de contas, isto sim.
Senhor Eliel , o verde e amarelo de Luciano Hang , serviu ao propósito de contrair mais de 50 empréstimo ao junto BNDES, mesmo devendo ao fisco , e o lema ” Deus , pátria e família ” serviu para a corja evangélica e desonesta representa no congresso nacional , para se autoconcederem anistia e perdão , por roubarem os direitos ” previdenciários & trabalhistas ” , de seus funcionários , pois descontaram e não repassaram/entregaram a quem de direito , com a conivência de Jair Messias Bolsonaro , então presidende .