Os desafios da democracia frente à tecnologia da Inteligência Artificial

Charge do Cazo (blogdoaftm.com.br)

Marcelo Copelli

É notório que o desenvolvimento tecnológico tem beneficiado enormemente a humanidade ao criar respostas inovadoras para problemas complexos, além de extinguir os mais variados tipos de barreiras em um mundo cada vez mais globalizado. Ao mesmo tempo, porém, tem lançado grandes desafios à democracia. Alguns, inclusive, ameaçadores, a exemplo da criação da “realidade” por inteligência artificial.

Recentemente, o Fórum Econômico Mundial produziu o Relatório de Riscos Globais 2024, publicado neste mês, divulgando que as desinformações produzidas por IA representam nada menos que o “maior risco global no curto prazo”. E isso é preocupante, pois em diversos países, neste ano, serão realizadas eleições, inclusive no Brasil. Via de regra, esses momentos de novas escolhas para Casas Legislativas e cargos representativos de grande responsabilidade acabam se tornando cenários de debates sobre políticas públicas, reafirmação de antigas promessas e análises .

DIREITO DE ESCOLHA – Ainda que nunca exista integral convergência de ideias, é justamente sobre o viés democrático que se exerce o direito da escolha, de forma igualitária entre os eleitores. Porém, quando esse poder de opção é afetado por uma enxurrada de notícias falsas que se alastram numa velocidade que torna difícil por muitos o indicativo da verdade ou das corretas opções existentes, as bases são atacadas por fissuras cada vez maiores que tornam o cenário instável, marcado pela confusão entre fatos e falsidades.

Hoje, com a tecnologia ao alcance de milhares de pessoas, diuturnamente, a desinformação atravessa obstáculos geográficos antes impensados, afetando diretamente o debate qualitativo e o próprio futuro das nações. De forma paralela, é preciso cautela para que nenhuma ação contra a desinformação soe como ataque à liberdade de expressão.

Mas antes de tudo, existe sempre o interesse público que não pode estar abaixo do mau uso do exercício dos direitos individuais. A liberdade de expressão não pode nunca ser usada para atentar o direito do outro, interferindo de forma intencional contra a democracia.  

7 thoughts on “Os desafios da democracia frente à tecnologia da Inteligência Artificial

  1. A profissão investigativa dos jornalistas é cada dia mais imprescindível.

    Fake News matam cada dia mais. Neste mês recordamos a necessidade de cuidar da saúde mental, principalmente das vítimas de crimes contra a honra em redes sociais.

    Regulação e controle partidário ditatorial estatal não é a melhor saída.

    Responsabilização, cível, administrativa e criminal, de quem produz, veicula e comprovadamente compartilha fake news é a chave do negócio.

  2. Os direitos individuais são inalienáveis, é legítimo que se sobreponham ao direito dos demais, a liberdade individual é inquestionável e inalienável. O que não se pode tolerar são os abusos, para isto existe as regras de convivência, também chamadas de lei. Como não mais vivemos em um Estado de Direito quem pode mais chora menos. Ir contra o desenvolvimento por medo do mau uso dele é absurdo, irracional e inaceitável, e é isto o que gente como o ministro cabeça de ovo e outros como ele querem para a sociedade brasileira, por medo do progresso nos aferremos as práticas atuais, mordaça na boca dos descontentes.

  3. Uéééé…. Já que todos postam que nós não sabemos votar, quando errarmos o voto motivados pela fake news das IA’s, estaremos acertando, e eles vão ‘se ferrar’ kkkkkk…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *