Guerra de ricos X pobres migra das redes petistas para as ruas

 

Renda dos pobres recua em 20%, e ricos ficam mais ricos

   Renda dos mais pobres cai 20% (Gráfico Jean Galvão)

Josias de Souza
do UOL

Mudou de patamar o movimento que deu ao embate entre governo e Congresso ares de guerra de ricos contra pobres. Deflagrada a partir de uma parceria da Secretaria de Comunicação do Planalto com o Partido dos Trabalhadores, a articulação saltou das redes sociais para as ruas. Nesta quinta-feira, dois lances tonificaram o embate.

Num, o PT lançou um site para cadastrar influenciadores governistas interessados em impulsionar na internet a bandeira da “justiça social”. Noutro, dois movimentos sociais de esquerda —a Frente Povo Sem Medo e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto— ocuparam por duas horas o saguão do prédio do banco Itaú, na avenida Faria Lima, em São Paulo.

CHEGA DE MAMATA – Os militantes portavam faixas que ecoaram palavras de ordem da campanha avalizada por Lula. Coisas como “Chega de Mamata”, “O povo não vai pagar a conta” e “Taxação dos super-ricos já”. Cotado para assumir um ministério palaciano sob Lula, o deputado Guilherme Boulos festejou a ocupação numa postagem: “Pra cima!”, ele anotou. “O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária.”

No Planalto, a ocupação da sede do Itaú foi recebida com uma ponta de preocupação. Pesquisas internas detectaram desde a semana passada que o embate com o Congresso alterou para cima o índice de popularidade de Lula.

O receio é que a movimentação de rua da militância escape a controle, produzindo revezes no Congresso e, sobretudo, no pedaço conservador do eleitorado.

PRECISA DE APOIO – Com um ano e meio de mandato pela frente, Lula precisa do Congresso para aprovar itens vitais da agenda do seu governo. Com a perspectiva de uma campanha que até os aliados preveem que será dura de roer, Lula não pode se dar ao luxo de rifar o voto não-petista.

Lula prevaleceu em 2022 por uma pequena margem: 1,8 ponto percentual. Venceu graças a uma minoria de votos conservadores que queriam mandar Bolsonaro mais cedo para casa.

A ressurreição do slogan “nós contra eles” representa uma guinada do governo à esquerda. Deu a Lula um mote de campanha, animou a bolha petista nas redes e levou a militância às ruas. A dúvida é se a manobra vai atrair ou afugentar em 2026 os votos apartidários de centro que levaram Lula a subir a rampa pela terceira vez.

13 thoughts on “Guerra de ricos X pobres migra das redes petistas para as ruas

  1. O IOF incide sobre todos os emprestimos bancários.

    Quem pega emprestimos em banco.??

    A comunistalhada desgraçada maldita continua com a conversa fiada de que o imposto só pega os ricos..

    Vão tomar cajú, antes que me esqueça..

    aquele abraço

  2. Guerra de ricos X pobres migra das redes petistas para as ruas

    brasileiros contra brasileiros

    Essa é a pacificação e ‘governo da união” que tanto falava o Narco-Misógino de Nove Dedos…

  3. A Guerra já começou

    nós contra eles…

    “…SP: onda de ataques a ônibus continua, mesmo com operação da PM

    SPTrans contabiliza 247 veículos vandalizados a pedradas na capital, desde 12 de junho…”

  4. Governo ganha embate nas redes sociais pela primeira vez

    O comportamento de deputados e senadores catalisou uma reação negativa que aproximou eleitores e opositores de Lula

    — Foi a primeira vez que o governo ganhou o embate nas redes sociais — afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.

    Fonte: O Globo, Governo, 04/07/2025 00h06 Por Flávia Oliveira

  5. Esse “josias” não passa se um imbecil que se acha um escrevente original. Sequer de mediano pra baixo ele é. Como cantor a imbecil Maria Betânia, “…Nada além de uma ilusão…”.

  6. Esses caras falam tanto de pobres, só que não se lembram que desde o fhc até agora com o molusdo estiveram no poder 26 anos e 6 meses não fizeram nada para diminuir a pobreza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *