Lula parte para a briga em condição de inferioridade política

charge pesquisa lula impopularidade governo

Charge do Baggi (Jornal de Brasília)

William Waack
Estadão

É óbvio que o PT sem Lula corre o sério risco de resvalar para o ocaso. As últimas decisões políticas do chefão estão acelerando esse processo.

A causa principal é a perda de leitura da realidade por parte do próprio Lula. Leia-se: mudanças sociais no País, alteração das relações de força entre os poderes e enfraquecimento das capacidades físicas e intelectuais do líder.

SEM CHANCES – Têm remotas possibilidades de sucesso as mais recentes decisões “estratégicas” para ganhar as eleições de 2026 e reverter poderes do Congresso. De novo, pelo óbvio: não reúne a massa crítica política necessária nem para um nem para o outro.

Lula se encontra hoje vítima da tática “boa constrictor” (o nome científico da jiboia) do Centrão, e sua ida ao STF para anular o decreto legislativo que anulou o decreto executivo não vai folgar o aperto dos anéis dessa gulosa serpente. Ao contrário, qualquer que seja a decisão do Supremo.

Lula acelerou o emprego de uma tática política eleitoral que os velhos revolucionários chamavam de “salto adiante”. Repaginou a velhíssima “luta de classes” superada há muito por enormes transformações sociais, tecnológicas, culturais e econômicas – que ele e seu partido não conseguiram entender.

SEM POPULARIDADE – Parte para o embate quando sua popularidade é no mínimo sofrível, seu governo é mal avaliado, a diferença que lhe deu a vitória em 2022 diminuiu em vez de aumentar, a capacidade de mobilização tradicional (sindicatos e “movimentos sociais”) evaporou, as ruas quando ocupadas o são pelos adversários.

Como símbolo, Lula padece de óbvio desgaste de imagem – raivoso, reclamão, vociferante, repetindo os mesmos bordões e incapaz de exibir a malícia e o humor de antigamente.

Quando tenta, parece patético. E deixando transparecer a tutela de uma primeira-dama que é exatamente o retrato da classe média arrivista que o PT afirma detestar.

EX-PRESIDIÁRIO – Lula julga ter dado a volta por cima em relação à Lava Jato, condenação e prisão. Essa não é a percepção de vastíssima camada do eleitorado, incluindo quem votou nele em 2022 para se ver livre de Bolsonaro. Corrupção, má gestão das estatais, o apoio a ditadores amigos e o cansaço generalizado com um governo gastador que só pensa em arrecadar tem enorme peso político. Chama-se resistência social a Lula e ao PT.

Há personagens políticos que desembarcaram e preservaram ainda em vida certa graça e uma forte aura pessoal, como Mandela ou Pepe Mujica. Outros não souberam fazê-lo, e causaram danos ao partido e à própria imagem, como Joe Biden. Na velhice, Lula propaga ressentimentos, é vingativo e toma decisões estratégicas tresloucadas. Arrisca-se a ser lembrado assim.

13 thoughts on “Lula parte para a briga em condição de inferioridade política

  1. Ficar mantendo o culto à personalidade de um herói tão insignificante como este Lula, cujo papel é manter os miseráveis dóceis e conformados, conter os tais movimentos sociais e sindicais e nos trazer a paz dos cemitérios, tem tido um elevadíssimo custo pro nosso país, que vem sendo encroado nesses dezesseis antes de engalobação. corrupção, atraso, neoludismo, preservação e aprofundamentos de nossos problemas estruturais.

    Foi eleito não por ele, mas contra um outro farsante por este não acredita em vacina, desdenha da ciência e caçoou sobre os cadáveres de centenas de milhares de mortos no Brasil e de dezenas de milhões no mundo mortos pela COVID e que, tendo sido eleito pra acabar com a corrupção, gaba-se de ter contribuído pro assassinato da Lava Jato. O que pôs fim a qualquer começo de ensaio de saída do país do Quinto Mundo.

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54472964

    Com sua fórmula já testada e confirmadamente fracassada e que já quebra o país de novo, subverte o Estado, mantendo suas oligarquias no seu bem estar na Civilização nababescamente, pra que mantenha seu pífio governo esbanjador, sem qualquer marca significativa, absolutamente irresponsável com a gestão pública e econômica, sobrevivendo por aparelho e, o pior, querendo tirar mais do povo, já assaltado de todas as formas, pra que, numa espécie de múmia embalsamada, continuar desgovernando o país por mais um mandato.

    A única vantagem deste tragédia é que a bomba, que trata com tanto carinho, estouraria no seu colo e não no da pior Presidente que tivemos.

    Lula não quer terceirizar seu fracasso!

  2. “…. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)…

    • É óbvio que o PT sem Lula corre o sério risco de resvalar para o ocaso. As últimas decisões políticas do chefão estão acelerando esse processo..

      Estamos aguardando ansiosamente para ver esse dia da destruição e a extinção dessa raça maligna que tanto mal fez ao meu Páis….

      Vai ser um show de picanha com aquela gordorinha passada na farinha com uma p**** de uma cerveja bem gelada…..

      aquele abraços

      • ‘Vocês vão voltar a comer picanha outra vez, a carne vai abaixar’, promete Lula

        “Ovo está caro, e até hoje não encontrei explicação sobre o preço do ovo. Estou querendo descobrir onde tem ladrão que roubou o direito de comer ovo do povo”, disse o petista. “Estão jogando a culpa em cima das galinhas […] não aceitamos isso”

        PS

        A cartela ou bandeja de ovo não baixou um centavo….

        A única saída foi diminuir a quantidade de ovo na bandeja para “baixar” o preço..

        • PS.2

          Merval, o Imortal, disse que a banana estava cara, e ainda continua cara, nada de baixar os preços….

          A feira e os mercados estão ai para acabar com as mentiras do Narco-Global de Nove Dedos

  3. NÃO HÁ COMO RESOLVER SATISFATORIAMENTE O BRASIL NO VAREJO, SEM ANTES RESOLVÊ-LO NO ATACADO, em Brasília, arvorada pelo sistema que o domina há 135 anos numa espécie de “Ilha da Fantasia” dos seus operadores, custeada pelo sangue, suor, vidas e lágrima da nação contribuinte, isso não deu certo no Brasil atormentado por toda estirpe, cor e sorte de picareta$. UMA NAÇÃO QUE TEM A PRETENSÃO DE SER SÉRIA, honesta, democrática de verdade, autêntica, justa e verdadeira não pode funcionar o tempo todo em função de golpe$, ditaduras$ estelionatos eleitorais e interesses pessoais de seus operadores, mas isto sim em função da busca constante da consecução e sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, como manda a Constituição, sem que cada segmento se ache no direito de puxar todas as brasa$ para a suas respectivas sardinha$. NESSE SENTIDO, a minha contribuição de simples mortal, brasuca, com cerca de 40 anos de estudos e de muita luta no front, como saideira, antes de partir desta para outra, dizendo-lhes que SOLUÇÃO ATÉ QUE EXISTE, ALIÁS, HÁ CERCA DE 35 ANOS NA ESTRADA VIDA PEDINDO PASSAGEM, para resolver o Brasil, a política, a vida do conjunto da população e o estado de coisa$ e coiso$ que ai está como consequência dos 135 anos de república do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, com a imprensa falada, escrita e televisionada a bordo, imposto goela abaixo via plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia apenas para ludibriar a crédula e tola freguesia, copiada mal e porcamente dos EUA, um negócio bilionário para os seus operadores porém desastroso para o país, a política e a vida e a convivência pacífica da população, posto que assentado na gastança, na comilança e na “impostança” já exaurida, tipo bomba-relógio financeira que, aliás, já deve estar prestes a explodir, ou explodindo, posto que o combo de engenhocas, gambiarras e geringonças inventadas pela da dita-cuja já se encontra elevado a sua enésima potência, de modo que o conjunto da obra da dita-cuja, a esta altura do campeonato, demanda mais que uma solução mas isto sim uma mega solução, via evolução, de engenharia geopolítica de fino trato, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, como propõe a Revolução Pacífica do Leão, que mostra o novo caminho para o novo Brasil de verdade, com Democracia Direta, Meritocracia e Deus na Causa, alicerçada na estabilidade política, na sustentabilidade, na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização por Ela, a mega solução, via evolução, focada no sucesso pleno do bem comum do conjunto da população, como manda a Constituição, da qual o establishment chupa-cabra está fugindo igual o diabo foge da cruz, infeliz e desgraçadamente… https://www.facebook.com/reel/1254547112690873

  4. A síntese do governo que ainda não começou:

    1. Assalto aos aposentados do INSS quando foram roubados mais de 6 bilhões de reais. Prenderam alguém? Não! Quem vai pagar a conta? O sofrido contribuinte,
    2. A cada 27 dias foram criados um imposto novo ou um aumento de um imposto já existente,
    3. O maior número de empresas que foram a falência ou encerraram as atividades,
    4. A maior devastação da floresta Amazônica e o maior número de queimadas.
    5. A criação de quase 20 ministérios inúteis para acomodar a pelegada que não trabalha e nem procura emprego,
    6. Só este ano já foram gastos 630 milhões em viagens inúteis,
    7. O maior déficit da história,
    8. O juro na estratosfera porque ninguém mais acredita no governo cujo presidente é um bêbado senil.

    A lista pode ser interminável tal o caos do governo petista.

  5. A CF 88 instituiu algum Poder Moderador ?

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta (4) os decretos do governo e do Congresso sobre o IOF e convocou uma audiência de conciliação para o dia 15 de julho. A decisão foi tomada após o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para a Corte analisar a prerrogativa presidencial de majorar o imposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *