Fernanda Perrin
Folha
Os Estados Unidos reconheceram a vitória de Edmundo González Urrutia na contestada eleição presidencial venezuelana realizada no último domingo (28). O gesto é um passo adiante na postura que vinha sendo adotada por Washington, que até agora se limitava a cobrar a apresentação de documentos que corroborassem a declaração de Nicolás Maduro.
“Parabenizamos Edmundo González Urrutia por sua campanha bem-sucedida. Agora é o momento para os partidos venezuelanos iniciarem discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”, afirmou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em nota divulgada na noite desta quinta-feira (1º).
APOIO DOS EUA – O diplomata diz ainda que os EUA vão apoiar o processo de restabelecimento das normas democráticas na Venezuela e que está pronto “para considerar maneiras de reforçá-lo conjuntamente com nossos parceiros internacionais”.
O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão responsável pelas eleições e controlado pelo chavismo, declarou o ditador Nicolás Maduro vencedor com 51% dos votos contra 44% de González, mas ainda não apresentou os documentos que comprovariam esses números.
Washington, assim como outros países, vinha exigindo que o CNE divulgasse as atas, o que ainda não foi feito. Questionados se reconheciam uma vitória da oposição, membros do governo americano vinham sendo evasivos até agora, limitando-se a cobrar a apresentação dos documentos.
DISSE BLINKEN – “Infelizmente, o processamento desses votos e o anúncio dos resultados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) controlado por Maduro foram profundamente falhos, resultando em um resultado anunciado que não representa a vontade do povo venezuelano”, diz Blinken na nota.
O secretário de Estado afirma que a ausência de evidências que confirmem a vitória de Maduro e as irregularidades apontadas pela missão de observação independente do Carter Center “retiraram qualquer credibilidade do resultado anunciado pelo CNE”.
Blinken afirma que, segundo mais de 80% das atas eleitorais divulgadas pela oposição venezuelana, González foi o vencedor “por uma margem insuperável”. “Observadores independentes corroboraram esses fatos, e esse resultado também foi apoiado por pesquisas de boca de urna e contagens rápidas no dia da eleição”, diz o diplomata.
COM OUTROS PAÍSES – O secretário de Estado afirma que mesmo antes da eleição os EUA estavam em contato com outros países aliados e ressalta que, embora as abordagens tomadas por cada um após o pleito tenham sido diferentes, “nenhum concluiu que Nicolás Maduro recebeu a maioria dos votos nesta eleição”.
O Brasil é um dos países que vinham mantendo consultas com Washington sobre o tema. Na terça, os presidentes Joe Biden e Lula chegaram a conversar por telefone. Até agora, a postura de Brasília vem sendo cobrar a apresentação das atas, sem se manifestar sobre qual lado teria saído vencedor.
O petista afirmou que não via “nada de anormal”, enquanto seu partido divulgou uma nota em que afirmou que o processo eleitoral venezuelano foi democrático e soberano. Nesta quinta, o brasileiro, em conjunto com os presidentes do México e da Colômbia, divulgou uma nota conjunta em que pede a divulgação de atas e uma verificação imparcial dos resultados da eleição na Venezuela.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Esse tipo de situação implode qualquer governo. Até as ditaduras necessitam de apoio popular. Quando não há mais, como já é o caso de Maduro, o governo ditatorial fica inviabilizado. A única solução a que se pode chegar é redemocratizar o país. (C.N.)
Nicolas Maduro não vai entregar o Poder para Gonzales, o vencedor da eleição, que o próprio ditador convocou, na certeza que sairia vencedor.
Pode prender quantos manifestantes ele quiser, 1000, dez mil, que seus dias estão contados. O povo está sofrendo, a emigração subindo, então para que ele serve. Para nada.
Os militares vão até um ponto. Se os generais corruptos dão respaldo ao ditador, as tropas podem se rebelar e prenderem os generais e Maduro também.
Isso pode acontecer, se mais venezuelanos forem mortos e presos, aí, a situação de Maduro se tornará insustentável.
A história da Venezuela é lotada de caudilhos, autocracias, corrupção, lucros altíssimos apropriados e restritos à seleta elite local e instabilidade política.
Não me iludo entre mocinhos e bandidos por aquelas bandas que nos espelham tanto ao longo dos séculos.
Chávez não surgiu do nada.
Carisma e habilidades pessoais não são transferíveis aos sucessores.
Os EUA declararam que houve fraude e que foi o González, e não o Maduro, quem ganhou as eleições venezuelanas no domingo.
A pergunta agora então é: quem vai dar posse na Presidência ao ora declarado vencedor?
Os EUA declararam que houve fraude e que foi o González, e não o Maduro, quem ganhou as eleições presidenciais venezuelanas no domingo.
A pergunta agora então é: quem vai dar posse na Presidência ao ora declarado vencedor?
O Chapolin Colorado?
Num revezamento, acomodar novas e continuadamente servis “fraternas e tectónicas placas”!
Quando irão parar de traindo deixar e tb roubar seus próprios países e povos?
Acordai, filhos desnaturados, da meretriz e alcoviteira “Mãe da Impunidade”!
A única saída, a qual parece improvável, é o CNE apresentar boletins de urnas auditáveis que contestem os que Maria possui.
Caso contrário, a Venezuela será uma ditadura de fato e isolada. Respaldada apenas pelas forças armadas do país e por outras ditaduras. Sem apoio popular, é muito difícil conseguir se manter nos dias atuais.
Max. Vênia,sem entrar nas cores ditas ideológicas.
O cerne da questão é os campos petroliferos da Venezuela,que são a maiores reservas do mundo…
A Venezuela está sendo alvo da cobiça e da sabotagem do capital internacional comandada pelos gritos do norte.
Essa constatação,persiste desde 1990,quando o Presidente Carlos Andrés Pérez,denunciou.
Sim Aaron Russo em conversa com Nicolas Rockefeller, expõe o interesse de tal máfia, em:
Enfim uma submetida e entregue Venezuela(Petróleo)!
https://youtu.be/VAgUbZISx5s?si=KXGIHUEJQTCOG5kn
As digitais de quem realmente está a parabenizar, conforme:
https://youtu.be/VAgUbZISx5s?si=KXGIHUEJQTCOG5kn
Trocadilhos inevitáveis entre personagens:
Speedy Gonzáles (conhecido como Ligeirinho no Brasil) é um personagem fictício criado pelos estúdios da Warner Brothers.
É uma “política se boa vizinhança”, antropofágica às avessas, que deu certo ao longo das décadas em relação à América Latina.
Joe Carioca tem sua história na Disney, mas as produções ficaram relegadas a um passado distante.
O PT errou ao declarar Maduro vencedor das eleições na segunda-feira, um dia após o pleito. Também, com a presidente Gleise Hoffman no comando da sigla, não podia ser diferente, pois ela erra em quase tudo que faz.
O Chanceler do Brasil, Mauro Vieira, vem conduzindo muito bem a posição brasileira. Fechou com o México e a Colômbia, uma nota conjunta exigindo as Armas da Eleição, com o resultado da vontade do eleitor.
Uma constatação, foi o agradecimento de Javier Milei, que pediu e o Brasil aceitou, cuidar da embaixada da Argentina em Caracas. A posição pragmática do Brasil, impediu a expulsão dos diplomatas do Itamaraty e o fim do diálogo.
Estão em jogo muitos interesses, no campo do petróleo pesado, importante para os EUA, que a Venezuela exporta para os americanos e a influência da China e da Rússia se acentuar, caso venha uma retaliação americana.
A China emprestou 60 bilhões de dólares para Venezuela. A geopolítica mundial, funciona como um jogo de xadrez, as pedras precisam obedecer uma estratégia global e econômica.
Maduro nomeou 2000 generais para postos chaves no governo e nas estatais. Esse é o grande perigo.
Fizeram o mesmo aqui, no governo passado. General no Ministério da Saúde, general na Petrobras, general na Abin, general na Casa Civil, general em todo lugar. Não sei porque o golpe deu errado?
Não sei porque o golpe deu errado?
Sr. Roberto Nascimento.
É óbvio que foi por pura burrice e incompetência.
O despreparo dos militares ficou em evidência, erraram em tudo.
Não servem pra absolutamente nada. São um monte de enganadores.
O pazuello, é uma amostra do despreparo dessa gente.
Até entendo que recebia ordens do idiota genocida, mas em alguns casos a sua burrice foi exposta.
O mauro cid, é outro incompetente.
Burro de doer!
Tenho certeza que recebia o gabarito das provas (já está provado que neste país, tudo é possível) que fazia pra tirar excelentes notas.
O tal de lourena cid é algo sem comentários, a burrice deste homem. Se auto incriminou inacreditavelmente.
A foto dele refletindo numa caixa de jóias é algo surreal.
Há casos e mais casos que provam que os militares de hoje, não servem pra nada.
Só queriam pegar o bastão, pra meter uma ditadura de mais trinta anos, no mínimo.
Lembre que já estava tudo aparelhado.
Mas Deus os fez burros, e assim nos salvamos dessa gente estar no poder neste momento, graças a Deus.
Já imaginou, isso?
Tenho certeza que o Sr. já imaginou.
O inacreditável, é que muitas pessoas inacreditavelmente,ainda insistem com essa cambada de nefastos.
Um forte abraço,
José Luis
P.S. Longe de mim, querer ofender os burrinhos, que são fiéis e trabalhadores.
Exatamente o contrário desses loucos e preguiçosos.
Com essa confusa e infiltrada “intelig€ncia” brasileira chegasse a conclusão de que o autor é “beneficiado com o evento.
Quem será?
Adendos, em:
https://www.poder360.com.br/poder-justica/funcionarios-dizem-estar-indignados-com-indicacao-de-pf-para-abin/
Há generalizações absolutamente desnecessárias.
A classe militar é integrada por muitas pessoas honradas e bem formadas, não apenas nas Academias e nas Escolas de Engenharia (IME e ITA).
Formação técnica e humana na vanguarda do mundo atual.
Recursos humanos da mais elevada qualidade estão também exercendo a profissão militar.
A burrice e a preguiça estão espalhadas e utilizam os mais diversos rótulos.
E a cara-de-pau é muito maior do que a burrice.
Que República, Platão!
“O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”.
José Luis, a tentativa de Golpe foi metodicamente planejada, dois anos antes da eleição.
Sabiam que iam perder no voto, por isso começaram a desacreditar as Urnas Eletrônicas, pelas quais foram eleitos e reeleitos, o chefe e os filhos.
Faltou uma estratégia eficaz, equivalente ao golpe de 1964. Pois bem, até o movimento de 31 de março, quase vai por água abaixo, quando Olímpio Mourão, o general que se antecipou trazendo suas tropas de Minas para o Rio. Por essa falha, foi solenemente ignorado no futuro regime militar e recebeu a alcunha de
” vaca sagrada”.
Eu não afirmaria que foi burrice, mas uma deslavada lambança. Tinham a certeza, que tudo ia dar certo.
Perderam feio, além de deixarem rastros em celulares, computadores e whatsapp.
Bah!
Senhor PEDRO RICARDO MAXIMINO , Hugo Chaves era um nacionalista ferrenho , que fora perseguido e preso inúmeras vezes e até derrubado nos anos iniciais de seu governo , mas foi salvo pelo povo Venezuelano , inclusive obrigou os EUA a pagarem o petróleo Venezuelano em divisas $$$ e não em quinquilharia como vinha fazendo anos a fio , em troca da sobrevida dos ditadores de plantão e a seu serviço , por isso os norte-americanos o odiavam , sendo que Hugo Chaves não era corrupto , atestado pelos seus piores e principais inimigos ” internos e externos ” , portando nenhum presidente civil Brasileiro chega aos pés de Hugo Chaves em ” honradez e honestidade ” , salvo o ex-presidente Itamar Franco.
Sim, Sr. Roberto Nascimento,
Mas há um ponto que acho diferente do Sr.
Eles tinham certeza que ganhariam o pleito. Por isso, o total descuido que gerou essa lambança sem precedentes.
A conspiração realmente existiu e começou pelo menos dois anos antes, aí concordo com o Sr.
Mas o engendro do golpe, foi na intenção de se garantir ao máximo, caso algo desse errado. E, deu, muito errado!
As loucuras todas que fizeram, foi a certeza de que as eleições eram favas contadas.
Lembra que distribuíram vales isso e aquilo pra população, até vale caminhoneiro.
Quiseram comprar o Brasil inteiro. Até tentaram, muita gente pegou a grana e depois chutaram o lindamente traseiro do ignóbil.
O Bozo foi tão escroto e péssimo presidente que não há precedentes de um presidente tão ruim na história do Brasil.
Perdeu pra ele mesmo.
Por ser mau um falso religioso e uma alma ruim.
Lembro de quando fez chacota dos doentes de Covid ao imitar as pessoas que estavam se afogando, sem ar, sem que uma “gota” de ar entrasse nos pulmões dos doentes.
Como um presidente de uma nação pode ser tão mau e FDP?
Desdenhou até dos enfermos!
Um verdadeiro desgraçado.
Esse asqueroso, recebeu a lei do retorno rapidinho.
Tomou o maior castigo, inimaginável pra ele, depois das eleições, perdeu até o rumo.
Aí depois , foi pro tudo ou nada, incitando os incautos adoradores de ditadores.
Sonhou(?) que reverteria o quadro e que voltaria de Miami, aclamado e nós braços do povo.
Outra vez, tomou na cabeça.
Agora anda enrolado com a justiça por todos os crimes que cometeu.
IRÁ PRESO!
Olha de novo a lei do retorno se fazendo presente.
Mais uma da lei do retorno, perdeu até a mulher que a olhos vistos, não o suporta e tem nojo dele.
Se ela tem nojo, imagine o que o povo sente? Asco!
Um forte abraço,
José Luis
Em síntese, Sr. José Luis, trata-se de um homem frio, sem alma, sem substância.
Fugiu para Miami, dando uma de Jânio Quadros, na espera de um clamor dos generais e almirantes, para voltar ao Poder, sob o manto dos militares, um enredo semelhante ao Nicolas Maduro.
Entretanto, não esperava o contravapor da maioria do Alto Comando do Exército, que não embarcou na canoa furada.
Os oficiais generais, sabiam, que ele não respeita as quatro estrelas, pelo exemplo da humilhação que ele impôs, ao general Santos Cruz, herói de guerra no Sudão, reconhecido pela ONU e ao general comandante do Exército, Edson Pujol, demitido com requintes de crueldade.
Hoje, vive resmungando pelos cantos, alegando perseguição. E as perseguições dele para os outros? Esqueceu rapidinho.
Saúde e paz, José Luis.
A única coisa que se pode fazer é aceitar e pronto, isso é problema interno deles.
Alguém mandou o Maduro apresentar as atas da eleição; ele apresentou dezenas de prisioneiros atados em rede nacional. O pior é que o Lula e os seus capachos do STF não podem nem abrir a boca para criticar, pois o narcoditador bolivariano conhece as mumunhas da fraude eleitoral brasileira que “elegeu” o Nine.
O pato manco do Biden está dando uma chance para o ditador venezuelano sair bem na foto, mas se o idiota insistir com o Trump a coisa pode azedar, e muito. As sanções econômicas demoram para surtir efeito mas quando os efeitos começam é duro para-los.