STF erra ao punir como “terrorista” quem participou do 8 de Janeiro, afirma Jobim

Nelson Jobim à CNN: 8/1 foi “catarse da frustração”, não atentado à  democracia | CNN ENTREVISTASCarlos Newton

Estava demorando a acontecer. Até agora apenas o ministro aposentado Marco Aurélio Mello tinha considerado totalmente errôneo e injusto o posicionamento da maioria do Supremo Tribunal Federal, que transformou em perigosos “terroristas” os 1,5 mil manifestantes que invadiram a Praça dos Três Poderes em protesto contra a eleição de Lula da Silva, um criminoso vulgar, que chegou a cumprir 580 dias de cadeia, condenado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Mais de um ano e meio depois da invasão da Praça dos Três Poderes, Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo, afirmou neste domingo (dia 11) ao programa CNN Entrevistas que não classificaria os atos de 8 de janeiro de 2023 como um atentado à democracia.

VISÃO DIFERENTE – Ex-deputado federal, ex-sub-relator da Constituinte e ex-ministro da Defesa, considerado um dos políticos mais experientes do país, Jobim afirmou ter uma visão distinta sobre o tema, em relação ao posicionamento dos atuais ministros do Supremo.

Na avaliação dele, o Supremo não poderia ter enquadrado os invasores nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada e dano qualificado.

“Aquelas pessoas todas ficaram um tempo enorme na frente dos quartéis, acampados, aquela coisa toda, pretendendo que os militares interviessem no governo. Ou seja, que dessem um golpe. [Os invasores] pretendiam uma intervenção militar no processo político […] e não conseguiram”, explicou Jobim.

MANIFESTAÇÃO DE RUA – “Eu enxergo aquela manifestação de rua, que é tratada como golpe, como uma espécie de cara da frustração que tiveram de não obter o golpe militar”, completa Nelson Jobim ao se referir aos atos contra o presidente Lula da Silva.

Como político e jurista, Nelson Jobim é um personagem desprezível, sem caráter, que admitiu ter fraudado a Constituinte, quando era sub-relator e colocou em votação final um artigo que beneficiava os bancos e permitia que eles praticassem juros reais superiores a 12% ao ano.

Essa tese do máximo de 12% era defendida pela Frente Parlamentar Nacionalista, recriada sob liderança de Miguel Arraes (MDB-PE), com entusiasmada participação do deputado Fernando Gasparian (MDB-SP). Naquela época, Arraes e Gasparian representavam o povo, Jobim representava os banqueiros.

###
P.S. 1
Desta vez, porém, preciso reconhecer que Jobim está correto. Aqueles pés de chinelo protestavam a favor do golpe contra Lula, e a manifestação é direito constitucional. Erraram ao invadir e depredar. Deveriam ser julgados e condenados por esses crimes, jamais por abolição violenta do Estado de Direito (terrorismo).

P.S. 2 São cerca de 1,5 mil réus. A maioria está pegando 17 anos pelos quatro crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada e dano qualificado. Até Jobim nota que se trata de um erro brutal e grotesco do Supremo. Mas quem se interessa? (C.N.)

8 thoughts on “STF erra ao punir como “terrorista” quem participou do 8 de Janeiro, afirma Jobim

  1. Sr. Newton

    Os Cieps do Brizolixo com o método paulolixofarinheire está á todo vapor neste Páis de estilionatários , bandidos, corruptos, carniceiros sanguinolentos, e por um “acaso” um deles sentado na cadeira mais imunda do Planeta.

    “…Brasil tem mais de 4.600 tentativas de golpe financeiro por hora, mostra Datafolha

    Simulação de central telefônica de banco está entre os crimes patrimoniais mais comuns, aponta pesquisa…”

    • Isso confirma que o olho do pirata só enxerga a pilhagem.
      Loola o fuleiro mor refrescou o Bruno Maranhão através do presidente da Câmara o senhor Aldo Rebelo.
      Levem suas amnésias para Cuba, Coreia do Norte, China ou Rússia.

  2. Google
    Quantas vezes invadiram o congresso.
    Outras pessoas pesquisaram
    MST invade Congresso 2007
    MST invade STF 2014
    PT invade Congresso 2006
    Manifestantes do PT invadem Congresso 2018
    Manifestantes invadem Congresso 2014
    MST invade e depreda
    MST invade Planalto
    Invasão congresso 2006 brasil

    • A internet não perdoa, todo fuleiragem será descoberta.
      As narrativas do PT e da esquerda partiram para a fuleiragem.
      Agora fazem cara de Varões de Plutarco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *