A eleição não acabou: Lula ainda pode virar o jogo

Lula pode virar se mudar a rota e souber jogar

Dora Kramer
Folha

O desempenho da direita impressionou, mas não o suficiente para consolidar a impressão de que a eleição esteja resolvida, Jair Bolsonaro indultado e os golpistas anistiados. É verdade que não há registro de virada do segundo sobre o primeiro colocado de um turno a outro, e é fato também que nunca a distância foi tão estreita.

Foram menos de dois pontos percentuais de diferença. Dianteira que a oposição tem motivo para comemorar, mas que o governo tem condição de inverter nas próximas três semanas se souber disputar com competência os cerca de 8% dados aos demais candidatos.

CAUTELA – Posta a bola no chão, fica a lição de que a subestimação do adversário é péssima conselheira. Isso valeu para Luiz Inácio da Silva (PT), que desde o início menosprezou a oponente, e vale agora para Flávio Bolsonaro (PL), que será imprudente se desdenhar da capacidade de reação de Lula, decorrente do susto.

O choque de realidade ficou evidente no semblante de decepção dos aliados e na aparente calma da manifestação do presidente logo após a confirmação do resultado do primeiro turno. Lula mediu palavras, procurou se ater aos limites da normalidade a fim de ganhar tempo e não se precipitar sobre o que fazer.

SUPERAÇÃO – O petista acostumou-se a colher vitórias em sua trajetória, mas também a enfrentar adversidades e superar obstáculos. Nas piores horas, soube pisar no freio e redirecionar a rota. Daí ter sido eleito depois de três derrotas, reeleito no meio da tempestade do mensalão e voltado à Presidência depois de parecer que a prisão na Lava Jato seria o fim de carreira.

Lula ignorou orientações, deixou-se tomar pelo ressentimento, deu espaço à figura antipatizada de Janja, reduziu os eleitores a devedores de gratidão, ignorou a demanda por progresso e bem-estar, deu prioridade a temas alheios aos reais interesses do país e, diante disso, preferiu o culto à própria personalidade. Pode produzir uma guinada na direção? Pode, resta saber se terá força e discernimento bastantes para dar conta do recado.

12 thoughts on “A eleição não acabou: Lula ainda pode virar o jogo”

  1. Primeira pesquisa Datafolha do segundo turno tem Flávio com 52% e Lula com 48% – votos válidos.

    Em votos totais, candidato do PL registra 49%, e petista, 45%; indecisos são 1%, e brancos e nulos somam 5%

  2. já que o tema é rede sociais e informática, lancemos mão da Inteligência Artificial para analisarmos o desempenho dos jovens da direita e da esquerda.

    📱🇧🇷 JOVENS DE DIREITA × ESQUERDA: AS REDES SOCIAIS MUDARAM A POLÍTICA
    As eleições de 2026 mostram uma mudança importante: as redes sociais passaram a ser um dos principais caminhos para a formação de novas lideranças políticas.
    🔵 DIREITA
    • Nikolas Ferreira (PL-MG) — 🗳️ 3.119.318 votos
    • Lucas Pavanato (PL-SP) — 🗳️ 3.038.438
    • André Fernandes (PL-CE) — 🗳️ 684.372
    • Júlia Zanatta (PL-SC) — 🗳️ 560.223
    🔴 ESQUERDA
    • Érika Hilton (PSOL-SP) — 🗳️ 1.596.472
    • Sâmia Bomfim (PSOL-SP) — 🗳️ 583.107
    • Ana Elisa (PT-MG) — 🗳️ 524.219
    • Tabata Amaral (PSB-SP) — 🗳️ 476.383
    ⚖️ O que os números mostram?
    A direita obteve os resultados individuais mais expressivos, principalmente com Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato, ambos ultrapassando 3 milhões de votos.
    Mas seria errado concluir que a esquerda ficou fora do fenômeno digital. Érika Hilton, Sâmia Bomfim, Ana Elisa e Tabata Amaral mostram que a esquerda também possui jovens capazes de construir grande visibilidade e votação através das novas formas de comunicação.
    📲 A diferença parece estar menos na capacidade de utilizar as redes e mais na escala, na estratégia de comunicação e na capacidade de transformar atenção digital em votos.
    🔥 A direita tem explorado com grande eficiência conteúdos curtos, personalização, confronto político, polarização e temas de forte apelo emocional.
    🔴 A esquerda também possui comunicação digital relevante, mas ainda enfrenta o desafio de transformar seus diferentes movimentos, pautas e lideranças em uma estratégia digital tão ampla e coordenada.
    🎯 Mas existe uma segunda questão, ainda mais importante:
    📱 seguidores não são votos;
    🗳️ votos não são necessariamente desempenho parlamentar.
    O verdadeiro teste será comparar:
    seguidores → engajamento → votos → presença → projetos → atuação nas comissões → resultados.
    🏛️ A nova geração já mostrou que sabe conquistar atenção. Agora precisa mostrar o que consegue fazer com o poder conquistado.
    Viralizar é comunicação. Governar e legislar é outra coisa.

    ChatGpt

  3. O que veremos futuramente é como estes jovens da esquerda terão a capacidade de substituir Lula.

    Parece-me que as perspectivas de crescimento, neste sentido, favorece os jovens da Direita.

  4. Espero que para esse cara seja o fim do jogo. Já cansou, quantas mentiras vem falando desde 2003 até agora. Quanto a corrupção e o líder incontestável. Nunca será superado. Já tivemos o Ademar, o Quércia, só para citar alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *