
Charge do Caio Gomez (Correio Braziliense)
Carlos Newton
Esgotado pelo corre-corre da campanha eleitoral, que exige permanente e extenuante deslocamento pelo país, com efeito jet lag e tudo o mais, o presidente Lula da Silva (PT) está obrigado a pronunciar discursos diários e dar longas entrevistas chatíssimas, com a voz cada vez mais baixa e rouca, numa rotina que leva o petista a dizer cada vez mais bobagens e a seguir estratégias equivocadas.
Seu maior erro foi assumir a defesa dos envolvidos no caso do Master, atribuindo todos os problemas ao governo anterior de Bolsonaro, embora o banco, que realmente começou a funcionar em 2021, tenha se expandido e aplicado golpes na praça somente durante os anos iniciais do atual governo Lula.
DE FININHO… – O presidente deveria sair de fininho e se fazer de desentendido, para se livrar de qualquer relação com os envolvidos no caso Master, notadamente Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, mas somente agora Lula começou a se descolar deles.
Porém, é tarde demais. No início de agosto, com a campanha eleitoral já em andamento, Lula adotou uma atitude verdadeiramente suicida, ao comparecer à mansão de Alexandre de Moraes, para se reunir num jantar com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta.
Naquela altura do campeonato, Moraes já estava completamente desmoralizado, por ter vendido “proteção” a Vorcaro. Portanto, Lula jamais deveria ter-se aproximado dele. No entanto, o petista fez pior, porque usou Moraes para fazer um novo conluio com Alcolumbre e Motta, em meio a um tremendo comes e bebes, como se dizia antigamente.
NOVA POSTURA – Com o agravamento da crise no Supremo, agora Lula resolveu mudar de postura e passou a criticar as relações atribuídas aos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Master.
“Ninguém está defendendo o contrato que o Alexandre Moraes fez com o Banco Master. Ninguém está defendendo o Toffoli, que fez acordo com o Banco Master”, assinalou Lula, criticando dois ministros do Supremo que sempre desfrutaram de sua intimidade.
O petista também disse que “quem quiser ir para a Suprema Corte não pode querer ser rico” e revelou que ainda existem informações do caso que não vieram a público.
DEMOROU DEMAIS – Lula tinha certeza da vitória, pois acreditava nas pesquisas que eram divulgadas e lhe davam vantagem cômoda contra o adversário Flávio Bolsonaro, que tem um passado tenebroso, enriquecido ilicitamente por rachadinhas e negócios imobiliários com dinheiro vivo, com lavagem de dinheiro em loja de chocolates.
Cheio de si, Lula demorou demais a cair na real e somente agora tenta se descolar dos ministros do STF que o apoiam claramente. Essa mudança de estratégia ocorre justamente quando seu maior aliado, Gilmar Mendes, perde as estribeiras com as notícias sobre seus relações com o banqueiro Daniel Vorcaro, mantidas através de seu ex-cunhado Chico Feitosa, de seu ex-sócio Paulo Gonet e da advogada Dalide Corrêa, ex-diretora de seu Instituto IDP.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula é esperto e tenta escapar de fininho. Mas é tarde demais. Suas ligações com os corruptos não podem ser esquecidas da noite para o dia. A eleição se aproxima e agora os institutos de pesquisa têm de apresentar números menos manipulados, para não perderem a boca livre política que ocorre a cada dois anos. Nesse clima, ainda é possível que Lula ganhe a eleição, mas os astros parecem estar contra ele. (C.N.)
Que fiquem bem próximos, coisa ruim se atraem