Conteúdos com Inteligência Artificial entram no centro da disputa eleitoral de 2026

Piada do Ano! Fachin manda AGU pagar defesa de Moraes, processado por Trump

Fachin diz que tem conversado com Moraes sobre o encerramento do inquérito das fake news – CartaCapital

Moraes pediu que Edson Fachin “mandasse” a AGU defendê-lo

Carlos Newton

A sempre bem-informada colunista Bela Megale, de O Globo, publicou nesta quinta-feira uma notícia surpreendente, ao revelar que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a representar Alexandre de Moraes na ação que corre contra ele no Tribunal da Flórida, nos Estados Unidos.

A informação é muito estranha, com certeza uma Piada do Ano, e requer tradução simultânea, porque o ministro Fachin não tem poderes nem competência para dar ordens à AGU, que é um ministério subordinado à Presidência da República e não tem ligação direta com o Supremo, onde apenas defende processos do interesse da União e suas autarquias, tipo INSS etc.

ESCULHAMBAÇÃO – A esdrúxula decisão de Fachin é mais uma comprovação da bagunça que hoje caracteriza o Poder Judiciário brasileiro, antes tão organizado e recatado, nada a ver com a fogueira de vaidades que o consome hoje, o genial escritor Tom Wolfe que nos perdoe.  

Depois de fugir da citação por um ano e três meses, o ministro Moraes foi intimado agora em maio pelo grupo Trump Media e pela plataforma Rumble, no processo movido contra ele nos Estados Unidos. As duas empresas acusam o ministro brasileiro de tentar estabelecer censura prévia nas redes sociais dos EUA e de perseguir militantes oposicionistas que se refugiaram em território americano.

O processo contra Moraes foi apresentado na Justiça Federal do Estado da Flórida e já está correndo o prazo para o réu contestar as acusações.

SURREALISMO PURO – Ao invés de sacar parte dos R$ 80,1 milhões que sua família conseguiu tomar do Banco Master naquele contrato de R$ 129,6 milhões, e usar esse dinheiro para contratar um escritório de advocacia americano, Moraes resolveu economizar um punhado de dólares e pediu a Moraes a ajuda da AGU.

É surrealismo puro. Sem levar em conta que não tem poder de dar ordens à AGU, Fachin atendeu ao pedido. E como o atual advogado-geral da União é José Messias, totalmente despreparado, ele vai aceitar essa missão impossível, embora saiba que a AGU não tem sucursais no exterior e seus integrantes não possuem registro para atuar nos EUA.

Em tradução simultânea, caso a AGU não aceite contratar advogado nos EUA, o destrambelhado Moraes está se arriscando a ser julgado à revelia, sem apresentar defesa, o que significa condenação sumária.

###
P.S. 1
Este é apenas mais um episódio da série que exibe o despreparo dos atuais membros do Supremo.   Ao autorizar a ação fictícia da AGU, Fachin afirmou que “o que está em questão, para além da figura individual de ministro do STF, são a independência do Poder Judiciário brasileiro, a integridade do Estado de Direito no Brasil e, no limite, a própria soberania nacional.”

P.S. 2Na verdade, nada disso está em jogo. Moraes é que bancou o insano, ao emitir ordens de restrição a serem cumpridas pela Justiça americana, além de perseguir e mandar prender e extraditar oposicionistas refugiados nos EUA, distribuindo uma série de determinações absurdas, que jamais serão cumpridas, pois a Justiça americana se sentiu tão afrontada que decidiu processar Moraes.

P.S. 3Por fim, o que Moraes pretende é  usar a ordem patética de Fachin para fazer a AGU bancar os custos da defesa dele lá na matriz USA. E o Barão de Itararé comentaria: “Era só o que faltava…”. (C.N.)

Eduardo Bolsonaro amplia desgaste político após o tarifaço dos EUA

Lula nega crise com Alcolumbre e reafirma aposta em Messias para o STF

Lula avalia melhor timing para reenvio do nome de Messias

Victoria Azevedo
Sérgio Roxo
O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a ministros do governo em reunião nesta quarta-feira que não tem problemas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e que o advogado-geral da União, Jorge Messias, ainda será ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo quatro auxiliares do petista.

De acordo com relatos desses participantes, Lula citou Alcolumbre num comentário rápido. Ele teria afirmado que, da parte dele, não existem problemas com o presidente do Senado. A fala foi feita aos integrantes do governo durante parte do encontro que não foi transmitido à imprensa. O presidente não teria se prolongado nesse tema.

AFASTAMENTO – O Palácio do Planalto acredita que Alcolumbre foi responsável por orquestrar a derrota histórica do governo federal com a rejeição dos senadores pela indicação de Messias a uma vaga no Supremo. Considerado ponto de governabilidade de Lula 3, Alcolumbre se afastou do Planalto após a indicação de Messias. O presidente do Senado ficou contrariado com a escolha, porque defendia o nome de Rodrigo Pacheco (PSB-MG), um de seus principais aliados.

Ainda de acordo com relatos de pessoas que acompanharam a reunião, Lula fez um gesto ao chefe da Advocacia-Geral da União —que estava presente— afirmando que ele ainda será ministro do Supremo. Lula já afirmou publicamente que enviará o nome de Messias novamente para análise no Congresso. Aliados do petista, no entanto, dizem que ainda estão avaliando o timing desse envio. A avaliação é que é preciso uma conversa entre Lula e Alcolumbre para aparar as arestas.

Apesar disso, no entanto, interlocutores das duas autoridades dizem que ainda não há clima para um encontro entre eles. Nomes como os ministros José Guimarães (Secretaria de Relações Institucionais) e José Múcio (Defesa), além do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), têm atuado para distensionar a relação entre Planalto e a cúpula do Senado.

ARTICULAÇÃO – Ainda segundo relatos de participantes da reunião desta quarta, Guimarães disse em sua fala que a articulação política dos ministros junto ao Congresso deve sempre passar pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para evitar ruídos nas negociações das propostas com os parlamentares.

O ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), afirmou que a pasta prepara uma campanha de balanço, com destaques de obras e projetos do governo federal em cada estado do país. A expectativa é que sejam elaboradas peças diferentes para cada unidade da federação para serem divulgadas em televisão e nas redes. Ainda não há data definida para que elas sejam divulgadas.

EMPODERAMENTO – De acordo com participantes, Lula também disse, como já havia feito em outras oportunidades, que os novos ministros que assumiram o cargo em abril após a saída dos antecessores que vão disputar a eleição de outubro devem lealdade a ele e não aos antigos titulares das pastas. A fala foi interpretada como uma tentativa de empoderar os novos ministros. Ainda segundo relatos, Lula fez uma fala ao final do encontro na qual motivou os integrantes de seu governo e cobrou empenho e dedicação.

Essa foi a segunda reunião ministerial deste ano. A primeira foi em 31 de março e serviu para oficializar as trocas na Esplanada — houve mudanças em 18 pastas, com a saída dos titulares que disputarão as eleições.

Vaga no STF expõe disputa de poder entre Lula e Alcolumbre

Fachin vê ameaça ao Estado de Direito e autoriza AGU a atuar em favor de Moraes

Nova proposta de Vorcaro enfrenta desconfiança da PF e da PGR após primeira rejeição

Aposta em Trump expõe Flávio Bolsonaro a desgaste eleitoral inesperado

O poeta Patativa do Assaré já dizia: é preciso votar no candidato certo

PERFIL | Patativa do Assare - 2 de 3Paulo Peres
Poemas & Canções 

Patativa do Assaré, nome artístico de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), por ser natural da cidade de Assaré, no Ceará, foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina. Com uma linguagem simples e poética, destacou-se como compositor, improvisador, cordelista e poeta, conforme afirma ser “O Que Mais Dói”, referindo-se à possibilidade de os eleitores escolherem um presidente ruim.

O QUE MAIS DÓI
Patativa do Assaré

O que mais dói não é sofrer saudade
Do amor querido que se encontra ausente
Nem a lembrança que o coração sente
Dos belos sonhos da primeira idade.

Não é também a dura crueldade
Do falso amigo, quando engana a gente,
Nem os martírios de uma dor latente,
Quando a moléstia o nosso corpo invade.

O que mais dói e o peito nos oprime,
E nos revolta mais que o próprio crime,
Não é perder da posição um grau.
É ver os votos de um país inteiro,
Desde o praciano ao camponês roceiro,
Pra eleger um presidente mau.

PF rastreia festa de R$ 3,7 milhões bancada por Vorcaro para políticos em Nova York

PF aponta que Vorcaro bancou férias de luxo de Ciro Nogueira nos Alpes Franceses

Tarifaço de Trump reacende tensão com o Brasil e oferece a Lula uma nova frente

A silenciosa transformação do poder em Brasília, que é presidencialista, mas nem tanto

Brasil já venceu os EUA e poderia vencer novamente, mas Lula é ignorante demais

Tribuna da Internet | Lula se humilhou diante de Trump e mostrou ser  marionete de Joesley

Charge do Genildo (Arquivo Google)

Carlos Newton

Essa ridícula e perigosa crise diplomática com os Estados Unidos é de causar revolta em quem conhece a brilhante trajetória de nossa diplomacia, que soube travar e vencer disputas arriscadíssimas, como a anexação do Acre, em 1903, quando a então jovem república brasileira enfrentou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, que era a maior potência mundial, onde o Sol jamais se punha, segundo seu orgulhoso lema imperialista.

Foi nessa época que se fortaleceu a cobiça internacional pela Amazônia, devido à estratégica importância da borracha, usada na fabricação de pneus para carros, caminhões, motos, bicicletas e aviões. Só existia borracha na região boliviana do Rio Acre, onde era extraída por colonos brasileiros e exportada pelo porto de Belém.

O OURO NEGRO – A riqueza produzida pela borracha era tanta que atraia cada vez mais migrantes brasileiros e do exterior. Nessa época, os Estados Unidos, com apoio do Império britânico, então fizeram um acordo com a Bolívia, pagando caro para criar chamado Bolivian Syndicate, destinado a gerir com leis norte-americanas a região, explorar a borracha e expulsar os brasileiros.

A reação foi fulminante. Liderados por Plácido de Castro, ex-major da Brigada Gaúcha, em 6 de agosto de 1902 os seringueiros atacaram a guarnição do Exército boliviano no principal vilarejo do Acre e assumiram o controle da situação.

A Bolívia mandou mais tropas e embarcações de sua Marinha, mas os seringueiros resistiram, apesar das numerosas baixas.

LUTA RENHIDA – Plácido de Castro era um grande estrategista e conduzia os seringueiros sem o menor apoio do Exército ou da Marinha do Brasil, que tentavam fazer com que se entregasse. Mas isso não aconteceu.

Após uma série de batalhas, Castro conseguiu dominar pontos estratégicos como Puerto Alonso (atual Porto Acre), e forçou a Bolívia a retirar suas tropas em 24 de janeiro de 1903.

A partir daí se iniciou a negociação diplomática, com mediação internacional, em que o Brasil foi representado  pelo Barão do Rio Branco, que saiu vitorioso ao conseguir um acordo de indenização à Bolívia, alternativa que teve ferrenha oposição dos governos dos EUA e da Grã-Bretanha, que foram derrotados no importante episódio.

NÃO ALINHAMENTO – O fato concreto é que os imperadores Pedro I e Pedro II souberam escolher grandes importantes para comandar a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, que depois passou a ser conhecida como Itamaraty, nome do belíssimo palácio-sede no Rio de Janeiro.

Poucos se dão conta disso, mas foram os diplomatas brasileiros que criaram a diplomacia do não-alinhamento, que depois viria a ser adotada por outros países, como Suíça e Uruguai. A estratégia foi consolidada por figuras históricas como José Bonifácio de Andrada e Silva, José Joaquim Carneiro de Campos e José Maria da Silva Paranhos, o visconde de Rio Branco, membro da Academia Brasileira de Letras e principal articulador da Lei do Ventre Livre.

O não-alinhamento floresceu na gestão do filho de Paranhos, que Dom Pedro II transformou no Barão do Rio Branco, reconhecidamente o gigante da diplomacia brasileira, que derrotou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha nas mesas de negociação em que fixou nossas fronteiras ocidentais.

TEMPOS MODERNOS – Essa independência na diplomacia foi preservada pelo regime militar e seguiu em frente, somente sendo desprezada a partir dos governos do PT. A culpa é do então ministro José Dirceu, que mandava em Lula no início do primeiro governo e entregou o Itamaraty aos chamados “barbudinhos”, liderados por Celso Amorim.

Desde então o Brasil abandonou o não-alinhamento e se uniu à Rússia, à China e à Índia no grupo BRICS, além de Cuba, Venezuela, Nicarágua etc.

O resultado é que o governo de Lula comprou uma briga dura com os Estados Unidos, ao invés de estar se beneficiando com uma diplomacia que defenda os interesses do Brasil, ao invés de se guiar por posições falsamente ideológicas.

###
P.S.
Com seu despreparo, Lula colocou o Brasil num caminho perigoso e acha que se trata de um problema de soberania, quando a causa é uma política diplomática totalmente equivocada. E ninguém sabe o que esses erros do governo do PT podem provocar. (C.N.)

Cadê os R$ 60 bilhões que Vorcaro disse que devolveria? Perguntar não ofende…

Tribuna da Internet | Líderes políticos e autoridades podem estar  envolvidos com o Banco Master

Charge do J.Caesar (Veja)

Duarte Bertolini

Muitas coisas mudam e, velozmente, no Brasil. Mas outras continuam imutáveis e guiando nossos dias. Por exemplo, o bordão de que “o Brasil não é para amadores”. Sempre que deparo com essa citação, fico tomado pela sensação de minha absoluta ignorância.

Agora, tomo conhecimento de que “a PF está pressionando Vorcaro a devolver 60 bilhões de reais aos fundos…”. Diante disso, sou tomado pelo estilo Eremildo, o eterno idiota do Elio Gaspari, e pergunto: Onde estão estes bilhões?

DÚVIDAS – Surgem, então, muitas dúvidas. Estes bilhões estariam no bolso interno da vestimenta de presidiário do banqueiro Vorcaro? Enterrados em lugar ermo com um mapa preciosíssimo que indicaria onde estão? Deveríamos ressuscitar Indiana Jones para achá-los? Ou estariam em alguma conta secreta, em nome de laranjas no Brasil?

É difícil saber… E há outras questões para que a gente possa entender. Como sabem que são R$ 60 milhões? Se estão no patrimônio pessoal ou de outras empresas ligadas à família Vorcaro, não estariam sob a guarda do Banco Central Se essa fortuna está à disposição do Vorcaro, como a PF ainda não achou?

Se o dinheiro está em paraíso fiscal, contas de laranjas, imóveis em nome de terceiros, bitcoins ou similares, os famosos rastreamentos da PF, TCU, AGU, BC, Coaf, Receita etc. não encontraram nenhum rastro?

E O INTERCEPT? – O sempre útil e necessário site Intercept, oráculo de todos os segredos favoráveis à esquerda, não poderia ajudar neste caso? Como o assunto está em toda mídia há sete meses, com atuação exemplar da PF, será que realmente precisamos negociar com o criminoso para que se digne a devolver essa parte do saque?

E o restante? As pesquisas e apreensões seriam somente para animar o telejornal amigo do dia? Se não concordar em devolver, o que vai acontecer com Vorcaro e com os bilhões?

E aí? Vamos ficar aguardando a libertação próxima e inevitável desse chefe de quadrilha, recompensa obvia por sua caridade e espírito cívico?

SISTEMA FALIDO – Poderíamos fazer muitas outras perguntas, mas fiquemos por aqui. Essa situação não pode ser explicada, porque é a demonstração cabal da falência, do servilismo, da incompetência e da corrupção de todo um sistema, seja de justiça, de polícia, de administração e de concepção moral da sociedade, como um todo?

Devemos esperar o próximo escândalo, para ir encobrindo os anteriores? Afinal, ninguém fala mais no resort luxuoso com um cassino embutido. A usurpação de dinheiro dos aposentados também está sendo esquecida. E por aí vamos.

Triste Brasil, sempre fomos uma nação suis generis, mas como chegamos a isto? Tenho algumas teorias, mas desenvolvê-las pode ser perigoso para nosso amor próprio e para nosso amor a esse país.

Flávio Tariflávio ganha concurso e será escolhido com sabujo preferido de Trump

TRUMP NÃO MANDA NO BRASIL! ⚠️ Nós acionamos a Procuradoria-Geral da  República (PGR) contra o senador Flávio Bolsonaro. É inadmissível que  parlamentares brasileiros articulem com o governo dos Estados Unidos  medidas que

Charge reproduzida do Arquivo Google

Vicente Limongi Netto

Ele atende por Flávio Rachadinha, também por Flávio Achocolatado, ainda por Flávio Golpista e, agora, pelo magistral, adequado e merecido Flávio Tariflávio.  Coberto de lama e esmerado em mentiras, o senador do PL ostenta feliz o título de sabujo favorito de Donald Trump.

Caiu a máscara do pretensioso senador. Novamente pisa na bola. Depois da burrada nada republicana, insiste em alegar que nunca pediu a Trump para novamente taxar produtos brasileiros. 

DNA NÃO FALHA – O presidente do PL, Valdemar Costa Neto está orgulhoso de ter um candidato desse nível no partido. O pai do Tariflávio, condenado e preso, Jair com pão e leite condensado, deixou para o Brasil a imorredoura e nojenta pecha de golpista. Desonrou as Forças Armadas.

Como o DNA não falha nunca, chegou a vez do filho mais velho, Tariflávio, desonrar o Brasil. Mente aos brasileiros, tenta passar perfil de ético e decente aos eleitores, mas a verdade é que está mais sujo do que pau de galinheiro.

Age contra as empresas brasileiras. O Tariflávio do PL ostenta vaidoso o papelão que ganhou de presente do patrão Donald Trump: uma pomposa e vergonhosa lavagem cerebral que deslustra a política brasileira.

Apesar de bandeira da segurança, Flávio não transformou projetos próprios em lei

Juiz federal retém sem julgar a ação que visa suspender apostas nas BETs 

Charges: Entra no ar hoje o maior sistema de pilantragem que uma nação pode  adotar!

Charge do Genildo (Arquivo Google)

Carlos Newton

O advogado Luiz Nogueira, que representa em juízo o ex-deputado Afanasio Jazadji, enviou ao presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Edson Fachin, um pedido de preferência para julgamento da ação apresentada para suspender o funcionamento das empresas Bets de apostas, porque o processo judicial está paralisado nem qualquer justificativa.

“Há 70 dias tramita na 18ª Vara Federal Cível do Distrito Federal ação popular, objetivando a imediata suspensão da jogatina denominada Bets, que está aniquilando a poupança popular, provocando endividamento incontrolável, desagregação familiar, agravamento de doenças mentais e psiquiátricas, com crescente prejuízo ao erário público em decorrência da maior demanda por socorro médico em hospitais públicos, afora a interminável propaganda pelos meios de comunicação incentivando crianças e jovens ao vício do jogo, que é ilegal e imoral, muito embora a Portaria SPA 1231/2024, do Ministério da Fazenda, tenha transformado o governo federal em sócio dessa anomalia”, diz o Dr. Luiz Nogueira.

DADOS OFICIAIS – Segundo o advogado paulista, dados oficiais apontam que essa modalidade de jogo, em sua maioria bancada por sites de apostas ligados a cassinos internacionais, está retirando do País cerca de R$ 20 bilhões mensais.

Projeções indicam que a jogatina desenfreada durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol captará, excepcionalmente, só no Brasil, cerca de US$ 3,5 bilhões, e no mundo, mais de US$ 35 bilhões.

A petição assinala que somente a justiça cautelar de urgência poderá pôr um fim a essa incomensurável usurpação de recursos familiares, mas até agora não houve uma resposta do Judiciário. E cita a opinião do Papa Leão XIV, que criticou o crescimento dos jogos de azar e das apostas online, chamando-os de um “flagelo” que está arruinando muitas famílias. 

DISSE O PAPA – Segundo Luiz Nogueira, o Papa destacou o problema como uma crise social e de saúde mental e não apenas um prejuízo financeiro.

“Para o Sumo Pontífice, a dependência em jogos de azar destrói laços familiares e enfraquece a confiança nas relações sociais. Ele classificou o vício como um grave problema educativo, de saúde mental e de confiança social, citando dados sobre a expansão das apostas. Reforçou a necessidade de atenção aos danos causados pelo jogo compulsivo”.

O advogado do ex-deputado Afanasio Javadji, enviou cópia da petição à presidência do TRF1, ao corregedor e ao juiz da 18ª Vara Cível Federal do Distrito Federal, Arthur Pinheiro Chaves, na qual tramita a ação, pedindo providências contra as BETs.

Pré-candidato do PT, Delúbio Soares recebe gesto de apoio de Lula em agenda oficial

Lula proíbe novas iniciativas e manda ministros focarem em entregas até a eleição